quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Passageiro Branco

« (...) com todo o meu amor,
Jorge.

P.S.: Passei a carta toda a andar às voltas, e não consegui dizer-te o que queria. Talvez por medo de te desiludir. Talvez por recear não estar à altura das tuas expectativas. Mas há algo sobre mim que deves saber. Não serei um bom filho se não te contar quem verdadeiramente sou, minha mãe.
Sempre me ensinaste tudo o que é necessário para sobreviver neste mundo cruel e agressivo. Ensinaste-me a lutar. Ensinaste-me que os fins justificam os meios. Ensinaste-me que o bom guerreiro não olha a meios para ganhar as suas batalhas. E assim fiz, desde cedo. Assim que o pai me ensinou a conduzir, tinha eu 16 anos, comecei a tentar comprar um carro. Mas era impossível. Mesmo com alguns trabalhos de Verão, nunca conseguiria o dinheiro necessário para comprar um carro bem velho. Foi aí que comecei a perceber o que me ensinavas. Com um amigo, o Carlos, percorria as ruas da cidade durante a noite e, sempre que encontrávamos um carro que nos agradava, abríamo-lo e ligávamo-lo. E corríamos pelas estradas a grandes velocidades até a gasolina acabar. No sítio onde estivéssemos, recorrendo ao mesmo procedimento, regressávamos. Muitas vezes tarde demais para as aulas, mas essa era a última das nossas preocupações. Nunca soubeste para onde eu ia, mas também nunca te mostraste sequer curiosa. A ti bastava-te que eu fosse às aulas e passasse todos os anos. E assim fui fazendo.
Uns anos mais tarde, quando conheci um homem capaz de modificar um carro até que ele ficasse irreconhecível, não deixei o carro em que passara a noite anterior. Era o meu carro de sonho. E, a troco de uns favores, esse homem mudou todo o carro, conseguiu documentos e uma matrícula nova e – magia! – assim tive o meu primeiro carro.
Nem me perguntaste como o conseguira. Apenas disseste. “É lindo filho! Como tu. Mas tem cuidado com o que fazes. O bom guerreiro não se deixa apanhar!”. Desconcertado, ainda tentei que me explicasses o que querias dizer, mas nada mais disseste. Ficou a certeza de que sabias como tinha arranjado o carro. E de que não reprovavas os meus meios.
Fiquei, portanto, a dever favores àquele homem, que nada se inibia em mos cobrar. Começou com pequenos roubos, depois assaltos maiores, até ao dia em que me pediu para matar um homem. Por esta altura já tinham decorrido anos desde o meu primeiro carro, que entretanto já substituíra várias vezes.
Sentia-me preso por aquele homem que me chantageava constantemente. Sentia um dever de gratidão e pagava com tudo o que me pedia. Mas nunca consegui fazê-lo sem pensar que aquelas pessoas a quem roubava eram inocentes e não mereciam o que lhes estava a fazer. Sim, eram inocentes, eu sabia-o porque era ele quem mo dizia. Tentava arrancar esta culpa dentro de mim. Afinal, o bom guerreiro não olha a meios para alcançar a vitória. Eram estas tuas palavras que silenciavam os gritos cada vez mais altos da minha consciência.
Mas quando ele me mandou matar um homem, apenas porque lhe devia meia dúzia de contos depois de um jogo de póker, achei que era demais. A partir dali, o que mais me pediria ele? Ficaria dependente dele pelo resto da vida? Que vida seria a minha, então? Matei, sim, um homem nessa altura, mas foi o meu chantagista e não o seu devedor.
Liberdade. Vitória. “O guerreiro que vence não olha aos meios que usa!”.
Continuei a estudar, mas levava uma vida paralela. Tinha que arranjar dinheiro para responder às nossas necessidades. O meu carro. A casa nova com que tanto sonhavas. A viagem que a mana queria fazer à Disney. Precisava de dinheiro. Com tudo o que aprendera naqueles anos com aquele homem, consegui dinheiro para tudo isto.
Porém, a cada dia que passava, as tuas palavras deixavam de ser suficientes para calar aquela voz que agora berrava constantemente. A minha consciência. O meu “passageiro branco”, que me tentava puxar das trevas do mundo em que me estava a afundar, numa urgência de alcançar riquezas que, apesar de supérfluas, ocupavam todas as minhas aspirações. Como se a minha culpa se tivesse materializado num qualquer ente ebúrneo que, de mão estendida, me tentava resgatar para o caminho da luz.
Um dia passei por um mendigo que gritava, numa voz enrouquecida de aguardente “Ajudar um pobre é comprar um lugar no céu! Ajudem-me por favor.” Ao ouvi-lo, sabia qual seria o destino de qualquer dinheiro que lhe pudesse ser dado. Álcool. Mas ainda assim, a promessa daquele lugar no céu enchia o meu coração de esperança. O alívio para a minha consciência de guerreiro vitorioso! Dirigi-me ao homem e convidei-o para jantar numa tasca ali perto. No final da refeição, deixei-lhe o meu casaco, para o proteger do gélido vento de Inverno. E o sorriso que vi no seu rosto aqueceu-me a alma. Por uns dias a culpa saiu de cima dos meus ombros e fui novamente livre.
Mãe, a minha vida estava perante uma encruzilhada. Podia aproveitar aquela sensação deliciosa e começar uma vida nova. E voltava a viver naquela barraca a que chamávamos casa? Abdicava de tudo o que tinha conquistado? Nem pensar. Então não era eu um guerreiro? Não devia eu zelar pela felicidade da minha família? Quando o dinheiro começou a escassear, a resposta surgiu por si só. “Um guerreiro não olha a meios…”.
Mãe, sei que querias ter um filho bravo, corajoso e sem receios. Uma alma sólida que perseguisse a sua missão e os seus objectivos, sem culpa nem fraquezas. Tentei ser esse homem, mas não consegui. Falhei. Ganhei todas as batalhas. E para isso roubei, enganei, menti… matei. Mas a fraqueza fazia parte de mim. Aquele “passageiro branco” dentro de mim teimava em falar alto. Em fazer-se ouvir.
Podia ter recorrido ao álcool, como o pai fez tantas vezes para fugir aos problemas. Quem sabe ébrio conseguisse não ouvir os gritos persistentes da minha consciência. Mas não. Não depois do que senti depois do episódio do mendigo. Por isso, tempos a tempos, encontrava alguém e dava, secretamente, parte do meu dinheiro e dos meus bens para o ajudar. Famílias à beira do colapso. Pessoas em pobreza extrema. Crianças abandonadas. Volta e meia escolhia, de modo meio aleatório, uma pessoa e assim embriagava aquela voz que tanto me doía na alma.
Hoje mãe, tenho sucesso. O teu guerreiro lutou e venceu todas as suas vitórias, sem nunca ter sido apanhado. Muitas vezes a polícia tentou chegar a mim, mas sem sucesso. Tive bons mestres. A minha empresa é afamada e continua a crescer. Nem vale a pena pensarmos em como é que esse sucesso é garantido. Ambos sabemos que “o bom guerreiro não olha a meios!”. Mas a minha fraqueza permanece. Desculpa mãe. Não te quero desiludir mas este sou eu. E já não são só pessoas que tento ajudar. São associações de caridade e instituições humanitárias também. Hoje chama-se a isso “responsabilidade social”. Que nome pomposo para aquilo que faço desde tão novo: calar este meu “passageiro branco”, que não deixa o seu guerreiro afundar-se nas trevas.
Já é tarde para apagar tudo o que fiz para ganhar as minhas batalhas. As nossas batalhas. Mas, mãe, por favor diz que me aceitas como eu sou. Quem sabe assim, mesmo não apagando o passado, eu possa reescrever o meu futuro. Um futuro em que brilhe finalmente a luz… »
História de ficção escrita por mim para a "Fábrica de Histórias"

12 comentários:

  1. Credo...
    É tão profundo que até assusta... Não pelo bom nele, mas pelos ensinamentos da mãe...

    Adorei e está MUITO bem escrito, mas perturbou-me enquanto mãe e cidadã - talvez por estar mesmo MUITO bem escrito!

    Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  2. Quando comecei a escrever fiquei entusiasmada com o revelar a luz por detrás da sombra.
    Depois escrevi e depois de ler, pensei "andas é a ver muitos filmes!" :) :)

    ResponderEliminar
  3. Inquietante, há falta de melhor palavra. E esta inquietação resulta de uma excelente escrita :)

    Boa continuação :)

    ResponderEliminar
  4. Continua a ver muitos filmes, porque são uma boa inspiração e até pode ser que te convidem para escrever guiões! ;-)

    Boa semana!

    ResponderEliminar
  5. Já li o teu texto várias vezes e não me canso.
    Pois, já sei, não há nada perfeito. Tenho reflectido e sou obrigado a concordar, de facto não há nada perfeito, mas há outra coisa! Há a maneira como certas realidades podem chegar a nós e aí sim, podem chegar até nós, de uma forma perfeita! Tipo assim, como este texto chegou até mim! :) Identifico-me com a tua forma de escrever e este texto em particular, trouxe-me memórias de uma juventude atribulada, tão própria da minha geração.

    ResponderEliminar
  6. Natacha, espero que essa tenha sido uma boa inquietação e não algo de negativamente perturbador!

    Bom semana!

    :)

    ResponderEliminar
  7. Cláudio,
    ao escrever tento criar realidades, o que na prática se traduz em entrar em realidades que são diferentes da minha. Quando os temas e a inspiração me permitem, tento entrar no mundo da fantasia, mas este não foi o caso.
    Nunca me tinha ocorrido que, ao procurar uma realidade diferente, acabaria inevitavelmente, por entrar na realidade de alguém, ainda que, claro, filtrada pelos meus sentidos e pela minha imaginação.
    Mas ao falares na "maneira como a realidade pode chegar até nós" fez-me aperceber-me disso. Mais, fez-me perceber que, quando lemos um bom livro, é isso que procuramos: um novo olhar sobre uma realidade muitas vezes tão sobejamente nossa conhecida. E é assim que, ao escrevermos, conseguimos tocar as pessoas: ao alcançarmos as suas realidades vistas com as nossas "lentes"!!!

    ResponderEliminar
  8. Porque, efectivamente, há realidades assim..

    Gostei muito :)

    ResponderEliminar
  9. ;)Nem mais! Por isso os livros que nos tocam e com os quais nos identificamos, dão-nos também alento e boa energia. Há uma partilha das tais realidades que não nos deixa sentir sós, percebemos que afinal há quem pense ou sinta como nós, quem tenha tido uma vivência parecida com a nossa.

    Boa escrita!

    ResponderEliminar
  10. Gostei imenso do teu texto! Mesmo!! Só não consigo concordar quando chamas fraqueza ao teu "passageiro branco". Ele é forte e pervalece!! :))

    Cláudia
    Magnolia

    ResponderEliminar
  11. Butterfly: Este passageiro só é uma fraqueza se "calçarmos os sapatos" do Jorge, um homem que quer ser duro e implacável, como a figura materna pretendia que fosse. Mas é claro que é o passageiro branco que, ao impôr-se, torna o Jorge mais digno de ser chamado humano!

    Obrigada por passares por aqui :)

    ResponderEliminar
  12. Olá Ametista. Obrigada por deixares neste canto de vazio conteúdo uma mensagem de apreço. Sabe bem saber que o que por aqui se faz é apreciado!

    Boa semana!! :)

    ResponderEliminar